Sobre Olímpia

Cidade de Olímpia

Olímpia é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 20º44'14" sul e a uma longitude 48º54'53" oeste, estando a uma altitude de 506 metros. Tem população de 50.024 habitantes e área de 802.7 km² (IBGE/2010).

A Cidade Olímpia é conhecida popularmente por "Cidade Menina Moça" e Capital Nacional do Folclore, onde durante o mês de Agosto, grupos folclóricos de vários estados do país se reúnem para mostrar danças típicas de suas regiões.

História

1857 - Joaquim Miguel dos Santos, homem corajoso e de bom caráter, encontra, nas margens de um ribeirão cheio de olhos d’água, o local para viver com sua família. Ali ergue uma cruz e constrói sua morada, em terras que denominou Fazenda Olhos d’Água. Tempos depois, outras famílias, como Lima, Miranda, Braz, Medeiros, Clemêncio da Silva, Reis, Jesus e Campos, também se assentam.
1889 - Chega o engenheiro Robert John Reid, encarregado de demarcar as terras da Fazenda Olhos d’Água. O engenheiro convence os posseiros a doarem parte de suas glebas para a formação de um povoado. A primeira doação vem de Joaquim Miguel dos Santos. Outras se seguem, totalizando a área de 100 alqueires.
1903 - Em 2 de março é criado o patrimônio do povoado de São João Batista dos Olhos d’Água.
1905 - Inaugura-se, em 29 de junho, a primeira capela, que viria a ser destruída por um incêndio em 4 de Agosto de 1910.
1906 - No dia 18 de dezembro, o povoado é elevado à categoria de distrito do município de Barretos e recebe o nome de Vila Olímpia, em homenagem a Maria Olímpia Rodrigues Vieira, afilhada do engenheiro Reid, nascida em 2 de Fevereiro de 1897.
1907 - É inaugurado o primeiro cinema, Cine São João, de Miguel Haidar e Guilherme Costa.
1910 - Cap. Narciso Bertolino funda a primeira escola do povoado. O primeiro grupo escolar viria em 1919 e o Anita Costa em 1940.
1914 - É inaugurado o cemitério São José e a estrada de ferro São Paulo-Goiás chega a Olímpia.
1918 - Surge o jornal A cidade de Olympia, de Fidelcino Pinheiro, tendo como editor Mário Vieira Marcondes (marido de Maria Olímpia), que viria se tornar o primeiro prefeito do município. No jornal atuava também Nino do Amaral, a quem se atribui a autoria do cognome “Cidade Menina-Moça”, dado a Olímpia.
1919 - Data da criação da Comarca de Olímpia, instalada em 10 de fevereiro do ano seguinte.

Olímpia é considerada hoje, um pólo turístico e recebe todos os dias grande número de turistas, procedentes dos mais diversos locais do Brasil, que vêm à cidade para desfrutar do Clube Thermas dos Laranjais. Nos finais de semana o clube recebe cerca de três mil pessoas, interessadas em desfrutar da riqueza natural de suas águas quentes.

Além disso, a cidade promove todos os anos, no mês de Agosto, o Festival Nacional do Folclore, a mais importante mostra de manifestação folclórica do País. Por iniciativa do professor José Santana (já falecido), este festival vem sendo palco de apresentações que abrangem desde as danças de tradição gaúcha até as danças amazônicas, passando pelas demais regiões do país. Localmente, por conta do incentivo do professor Santana, a cidade é sede de um sem número de companhias de folia de reis, festa cujo ápice é no dia 6 de janeiro.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra São Paulo criou o Encontra Olímpia.

Blog do Guia da Cidade de Olímpia

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Olímpia por e-mail
 

Cidades de SP: Limites - Cidades Vizinhas

Barretos, Severínia, Guaraci, São José do Rio Preto, Guapiaçu e Tabapuã

Dados Principais sobre Olímpia

Aniversário: 2 de Março
Fundação :
1903
Gentílico:
olimpiense
Area:
802,7 Km ²
População
50 024 hab. (2010)
IDH 0,815 - elevado
Prefeitura Olímpia

Brasão de Olímpia
Brasão de Olímpia

Bandeira de Olímpia
Bandeira de Olímpia

Vídeo sobre a cidade de Olímpia
Veja mais vídeos sobre a Cidade de Olímpia

Mapa Olímpia

 

Moradores ilustres de Olímpia

 

   

  Sobre o EncontraOlímpia
Fale com EncontraOlímpia
Anuncie no EncontraOlímpia
Cadastre sua Empresa no EncontraOlímpia (grátis)



Termos EncontraOlímpia | Privacidade EncontraOlímpia


Bandeira de Olímpia